domingo, fevereiro 27, 2005

transpirar honestidade


Embora muito boa gente continue a digerir mal a derrota, o que é rigorosamente certo é que 45,05% dos portugueses com direito a voto optaram por votar PS, enquanto que apenas 28,69% votaram na segunda força política. E o mesmo sistema eleitoral que justificou anteriores maiorias, fundamenta agora esta! Estamos pagos.

E não digo isto com nenhum triunfalismo ou arrogância pateta, até por que continuo profundamente convencido de que uma parte significativa dos votos foi manifestamente anti-PSL, e nada mais do que isso.
Mas, da mesma forma que reconheço esse facto, também entendo dever salientar que Sócrates pediu claramente a maioria absoluta, e o povo percebeu bem que lha ia dar.
Ninguém foi iludido, ninguém esperava outra coisa.

Agora, enquanto pacientemente esperamos, José Sócrates andará, por certo, muito atarefado a negociar aquilo a que eu chamaria os “binómios pessoa–estratégia” para atingir os objectivos que, embora muito pela rama, nos anunciou em campanha eleitoral.
O argumento “maioria absoluta” estará por certo a facilitar-lhe a vida, mas será bom que as opções não sejam condicionadas por pressões alheias aos reais interesses dos portugueses.
Com tantas notícias, que nos chegam a toda a hora, das inúmeras nomeações santanistas dos últimos tempos, e recordados como estamos de semelhantes formas “de servir” do reinado de Guterres, os Portugueses estão pouco optimistas... mas ainda “pagam para ver”.

Eu arriscaria dizer que mais do que o anúncio imediato das reformas que não podem tardar, José Sócrates ganharia rapidamente o voto que uns quantos apenas lhe emprestaram, se conseguisse apresentar aos Portugueses uma imagem de grande transparência com um elenco que “transpirasse honestidade por todos os poros”.

Honestidade e Transparência!!! E parece tão simples...

4 comentários:

Pedro F. Ferreira disse...

Tenhamos fé.

Afonso Henriques disse...

"...recordados como estamos de semelhantes formas “de servir” do reinado de Guterres..."
Há, de facto, uma alma monárquica dentro de cada um de nós.
Ou, pelo menos, uma parte pequenina que assim se sente. Não é com indiferença que se faz parte da Nação mais antiga da Europa. É com orgulho.
Um dia muitas coisas se compreenderão.

armando s. sousa disse...

Eu tenho fé e esperança que José Sócrates vá fazer um Governo honesto e transparente.

Ricardo disse...

Os primeiros 6 meses são essenciais! Para definir o rumo e o tom da Governação. O pior é que Sócrates não tem a vantagem que Durão teve de mais de 2 anos sem eleições... a tentação de adiar o uqe não pode ser adiável deve ser forte...