quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Luto e vergonha


De hoje, guardo dois elementos profundamente perturbadores do “ledo e cego” engano de alma em que este período de campanha eleitoral nos vem enredando.

O primeiro é a dramática notícia do assassinato de um agente da PSP que, em serviço, é atingido por um número muito significativo de projécteis, fazendo pensar, a quem não dispõe de mais informação, na hipótese de uma vil cilada.
Esta tragédia repõe a questão das condições dadas às forças de segurança para poderem cumprir a sua missão e, em paralelo, alerta-nos para a urgência de serem reequacionadas as políticas de (re)alojamento de uma faixa muito significativa de população atraída pelo “eldorado” dos grandes centros urbanos. E aqui vem-me à memória o texto que encontrei há dias no “uivomania”, sobre este tema, e cuja leitura é extremamente oportuna.

O segundo, e não menos preocupante, é a vergonhosa manipulação levada a cabo por dirigentes sindicais de nível menor, que conduz a cenas como aquela triste deposição de armas numa vulgar caixa de cartão - embalagem de um qualquer detergente- perante câmaras de um canal de televisão que, por mera coincidência, ali passava na altura. São imagens que exportaremos, por certo, por bom preço!

Somos tão pobrezinhos!!!


P.S. E onde está a hierarquia da PSP? Ou melhor, qual é o lugar que "esta democracia" reserva para a hierarquia da PSP?

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez não resta, a quem é suposto comandar a PSP, outro caminho que não seja o pedido de demissão. Isto porque parece que não há lugar para eles nesta nossa "anarco-democracia"!