sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Rescaldo de um debate


Ninguém duvida de que o País precisa de um Governo empenhado, com um projecto válido e uma liderança politicamente esclarecida e determinada. Creio também que muito poucos terão dúvidas de que o próximo primeiro ministro será o eng. José Sócrates, da mesmo forma que resulta claro que lhe falta alma para conseguir chegar à maioria absoluta.
O debate de ontem relançou a campanha porque Sócrates não conseguiu antecipar a hipocrisia do discurso de tolerância que Santana não hesitou em usar.
O debate correu bem a Santana porque Sócrates não soube anular, também pela antecipação, a demagogia que toda a gente sabia ser a arma nuclear do seu discurso.
O debate foi favorável a Santana porque se lhe não opôs um lider socialista com a força que só as convicções transmitem.
O debate de ontem correu mal ao País e correu mal ao PSD.
Correu mal ao PSD porque deu para perceber que Santana não vai encostar depois de 20 de Fevereiro e, por esse mesmo motivo, foi mau para o País , já que, com ou sem maioria absoluta no Parlamento, o que claramente se espera é que a oposição seja de facto responsavel!

3 comentários:

armando s. sousa disse...

Eu concordo na generalidade com esta visão, do que se vai passar a partir do dia 20 de Fevereiro. Apesar, de ficar muito contente por PSL ser arredado do poder, a eleição do Eng. José Sócrates para próximo primeiro-ministro, não me trás alegria nenhuma.

Pedro F. Ferreira disse...

Bem visto!

boavida disse...

O que mais me vem atormentando, nesta minha curta estada na “blogosfera”, é a inevitabilidade com que, num ápice, a fria estrutura do blogue transfere para o “arquivo morto”, tudo o que de bom por cá tem passado, e nem mesmo os mais dramáticos alertas ou as mais profundas análises conseguem sobreviver a tão avassaladora máquina.
Porque também para estas coisas o domingo é um excelente dia, esbocei hoje o anteprojecto de uma outra forma de blogue a que chamei “Na mesa do canto”, para a qual tenho o maior gosto em convidá-lo, e onde entendo que, com o seu prestimoso contributo e de mais uns quantos amigos destas andanças, se poderá desenvolver um interessante trabalho de grupo.
Os temas de conversa surgirão, naturalmente, por proposta dos participantes, e manter-se-ão em debate enquanto eles nisso manifestarem interesse.
Obviamente que não reservo para mim qualquer direito, de propriedade intelectual ou outro; apenas manterei, por razões de operacionalidade, o cargo de “fiel de armazém”, e, claro, terei todo o gosto em pagar as bicas!

Agradecia ainda que tornasse extensivo este desafio a outros seus amigos cujos pontos de vista entenda dever partilhar connosco.

Um abraço
Boavida

PS.O endereço é http://namesadocostume.blogspot.com. Por favor, faça lá chegar as suas dúvidas, propostas e sugestões. Serão seguramente bem acolhidas.