sexta-feira, abril 08, 2005

Casamentos (?!)


No Blasfémias (link à direita), anda um debate aceso entre dois “liberais” residentes e mais alguns não residentes, à volta do casamento e de “outras coisas” a que também querem chamar o mesmo (se é que é isso?!).

Para abrir o apetite, tirei dum post de RAF, o seguinte:

“Seguindo: sendo eu um liberal, não subscrevo o que JM escreve quando afirma não existir qualquer "objecção liberal ao (...) casamento entre seres de espécies diferentes": pese embora não me incomode que o meu amigo JM firme com o seu cão ou com o seu periquito um qualquer acordo de partilha afectiva, e perceba que a afirmação aqui tenha um sentido piedético, discordo que se chame a isso "casamento". É de mau gosto.”

”O casamento é uma convenção que radica, primariamente, no direito natural, e que mais não é do que a decisão de duas ou mais pessoas viverem em conjunto, constituindo um corpo familiar e assumindo tudo o que ele acarreta, no plano afectivo e material.”


E ao post seguinte, de JM, fui buscar isto:

“ Em última análise só pode existir uma posição liberal sobre um determinado assunto. A existência de duas posições liberais sobre o mesmo assunto transformaria o liberalismo numa filosofia relativista que eu penso que não é. “

Eu, que de liberal não tenho rigorosamente nada, já consegui entender que pode haver diferentes posições de liberais mas só uma delas é liberal. Foi uma grande conquista!!!

Quanto ao casamento, enquanto cidadão convictamente conservador nestas matérias, só espero que me reconheçam o direito de não ter necessidade de acrescentar mais nada quando me for perguntado qual o meu estado civil. Juro que nada mais reivindico nesta área!

Nunca regatearei empenhamento na defesa do direito à diferença, assumida com dignidade, mas de folclore e falsos progressismos, já começo a ficar cansado!



3 comentários:

Pedro F. Ferreira disse...

Concordo inteiramente com este post, especialmente com o último parágrafo. Quanto ao outro que se poderia "picar", é um tal de Virgulino... :)

Lyra disse...

Sabe o que lhe digo? "Nunca regatearei empenhamento na defesa do direito à diferença, assumida com dignidade, mas de folclore e falsos progressismos, já começo a ficar cansado!" Podia só ter escrito isto que o seu post (opinião) já era uma marca. (e olhe que não sou por ai alem conservadora)

Biranta disse...

Este tipo de discussões são bem o espelho da confusão ideológica e intelectual que grassa na sociedade. Não fui lá, nem tenciono, porque é assunto a que já tenho alergia. Partilho a opinião e o conservadorismo, assumidamente e radicalmente (eu que até me considero "de esquerda").
Aliás, acho que este tipo de discussões são apanágio de alguma covardia intelectual que se entretém a discutir assuntos que em nada contribuem para resolver os problemas, agudos, da nossa sociedade, que afectam casais, crianças, idosos, doentes, enfim, as famílias que temos; isto porque discutir os verdadeiros problemas pode incomodar muita gente...