segunda-feira, abril 04, 2005


Já há dias tinha ouvido a notícia mas, como gato escaldado, deixei arrefecer.

Em Portugal, por hora, morrem 3 pessoas vítimas de AVC !!!

Para Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a melhor prevenção é manter uma alimentação saudável, à base de legumes, fruta e alimentos com pouca gordura saturada, fazer exercício físico e medir regularmente os níveis de colesterol no sangue, o que "pode ser feito até numa farmácia com uma simples picadela no dedo" (esta, para mim, é nova!).

Mas aqui para nós, penso que também convirá que não levemos muito a sério (ou será à séria?) os excessos de informação que este governo nos está a facultar!

É que isto enerva, pá!!!


3 comentários:

Ricardo disse...

Viva,

Devemos, de facto, lutar para combater as mortes "evitáveis" e "prematuras". E já agora deixar de fumar que eu estou a tentar!

Abraço!

uivomania disse...

Os excessos de informação... são tramados! Mas é a qualidade da dita que é determinante.
Informa-se, para publicitar, para promover, para fazer querer o que se está a querer que se pense. Informa-se para se formar uma opinião padrão. Informa-se para se derrubar, para se eleger, para se dar a entender... informa-se para subir, para conseguir atingir um objectivo qualquer... e isto a meu ver, não é informar.
O governo, faculta-nos o que nos faculta e a meu ver é um reflexo de quem somos! Exigiria mais da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a propósito do AVC! O Bê à bá, já todos ouvimos... pouco!... Mas... para quando, o bradar de uma voz com peso dessa fundação, em relação à incongruência do modelo de civilização apontado como certo e da sua relação com o AVC?
Haverá ou não relação entre a frustração do homem que preserva a capacidade de indignação e o AVC?
Poderá ou não estar relacionado o facto de um homem se ver vilipendiado por instituições que alimenta e sustenta, com revolta e... o AVC?! Estará o AVC, relacionado, com a ansiedade? A ansiedade pode ou não fazer disparar a tensão arterial e esta desencadear um AVC? Estará a ansiedade ligada ao medo, à prespectiva de um futuro escuro? Poderá de alguma forma o AVC, estar relacionado, com a pressão exercida pelo explorador ao explorado?

Anónimo disse...

Ora vamos lá ver: todos os anos devem morrem cerca de 100,000 Portugueses (palpite meu, não sei o número exacto).

Como a imortalidade terrena não existe, se não for o AVC será outra coisa qualquer, mas todos acabamos por morrer por algum motivo...

AVC, Tumor, Ataque Cardíaco, Diabetes, Pneumonia, ... no fundo, velhice !