terça-feira, abril 26, 2005

Para meditar

O texto que se segue foi retirado do programa de um partido político português e data de Novembro de 1974

"Mas a detenção do poder económico dá ainda uma enorme van­tagem política. Os grandes grupos, através da publicidade e da tomada de posições-chave nos órgãos de comunicação de massas, podem influenciar a formação da opinião pública e portanto, indirectamente, da própria vontade colectiva. Podem ainda, das mais subtis formas, tentar corromper os governantes. Tal corrupção atingiu proporções escandalosas no anterior regime, através da circulação das perso­nalidades políticas entre o sector público e o privado e da simbiose pessoal de lugares num e noutro."

"A liberdade não é apenas privada de conteúdo pela multiplica­ção das dependências pessoais. É-o também através da alienação objectiva resultante da orientação para fins que prejudicam o desen­volvimento da personalidade".



Dá para adivinhar?

3 comentários:

Carlos Araújo Alves disse...

Não será relevante saber que partido conteria estas frases no seu programa. Relevante será, humildemente, reconhecer que nada foi feito para impedir que esta verdade incontornável fosse hoje mais verdadeira que no antigo regime.

armando s. sousa disse...

Penso que é do CDS, de Freitas do Amaral.

Anónimo disse...

ah ah ah... a ironia do destino...