"Mas a detenção do poder económico dá ainda uma enorme vantagem política. Os grandes grupos, através da publicidade e da tomada de posições-chave nos órgãos de comunicação de massas, podem influenciar a formação da opinião pública e portanto, indirectamente, da própria vontade colectiva. Podem ainda, das mais subtis formas, tentar corromper os governantes. Tal corrupção atingiu proporções escandalosas no anterior regime, através da circulação das personalidades políticas entre o sector público e o privado e da simbiose pessoal de lugares num e noutro."
"A liberdade não é apenas privada de conteúdo pela multiplicação das dependências pessoais. É-o também através da alienação objectiva resultante da orientação para fins que prejudicam o desenvolvimento da personalidade".
Dá para adivinhar?
3 comentários:
Não será relevante saber que partido conteria estas frases no seu programa. Relevante será, humildemente, reconhecer que nada foi feito para impedir que esta verdade incontornável fosse hoje mais verdadeira que no antigo regime.
Penso que é do CDS, de Freitas do Amaral.
ah ah ah... a ironia do destino...
Enviar um comentário