sexta-feira, maio 13, 2005

Uma questão de trocos


A notícia de que Paulo Portas iria ser condecorado pelo seu amigo Donald Rumsfeld não me surpreendeu minimamente. Aliás, esperava-a! Diria mesmo que foi um bom motivo para repor os meus "stocks" de orgulho nacional!
Convenhamos que não foi bem como se o senhor José Mourinho tivesse ganho aquele importantíssimo trofeu do futebol europeu, mas não se pode ter tudo... não é?

O diabo é que, não sei se a propósito, veio-me à memória aquela triste estória do “leasing” dos submarinos que até os nossos “aliados” dispensam, mas que aquele mesmo senhor entendeu como essenciais para qualquer coisa que ainda não entendi bem. E ocorreu-me perguntar:

Será que ainda ninguém pensou em renegociar aquilo?
Não haverá para aí um novo-rico-ministro-da-defesa, de um qualquer sultanato, que esteja interessado?
É que só a sua utilização e manutenção vão ser um sorvedouro daquilo que, dentro de poucos dias ficará claramente demonstrado que não temos: “pilim”, isto é, “carcanhol”, quer dizer, dinheiro!

Ou será que, também aqui, há quem espere condecorações?

Adenda: Parece que o actual ministro já se queixou de alguma dificuldade em encontrar com que pagar os dois helicópteros com entrega prevista para Julho!


Esclarecimento

Maria Sobral Mendonça, grande senhora da arte contemporânea Portuguesa, honra-nos com a sua visita regular a este nosso espaço, e é em consequência de um comentário que aquí deixou, que o Google sugere esta fonte quando se pesquisa "Exposição Lápis Exilis". Por ele (Google) pedimos desculpa e sugerimos-lhe a consulta da agenda cultural do IPPAR

08jun2005



5 comentários:

Ricardo disse...

É difícil para um país com a nossa dimensão equipar as forças armadas de forma eficiente. A estratégia que eu acho que devia ser seguida é a que nós utilizamos em tempos, ou seja, investir no equipamento que nos permita especializarmo-nos na sua reparação criando assim postos de trabalho e atraíndo reparações provenientes doutros países. Quanto ao trabalho de Paulo Portas não tenho dados para afirmar que foi mau mas acho estranho receber um prémio onde não foi minimamente esclarecido o motivo para tal honra.

Anónimo disse...

Paulo Portas foi sem dúvida o melhor ministro da defesa das últimas décadas. E digo-o sem pudor, porque sou um crítico acérrimo do Santanismo e do que ele representa. Mas, contudo, nos Submarinos, errou. Portugal não tem os recursos suficientes para pagar essa arma, e esse $ seria muito melhor empregue no reforço da escassa e vetusta frota de superfície.

musqueteira disse...

Ouvi um comentário do Almirante Matias na Televisão... E já agora, nem a Russia tem dinheiro para a manuntenção dos seus submarinos. Nem Portugal tem dinheiro para a manutenção dos seus Castelos!... Concordo consigo! O Mundo está sem dinheiro. Que raio de coisa! E já agora, não foram os Romanos que inventaram a moeda, ou será que foram os Egipcios?!...

musqueteira disse...

Pindérico, obrigada pelas suas palavras! Se estiver em Lisboa entre 25 de Maio a 25 de Julho, vá até ao Palácio Nacional da Ajuda ver uma exposição que se chama - Lapis Exilis!;) Será bem vindo:)

Pedro F. Ferreira disse...

Enquanto nós pagarmos os nossos impostos e eles fizerem as suas (deles) negociatas, vai ver que o que não falta é dinheiro... para as ditas negociatas. Um abraço.