quarta-feira, março 02, 2005

Dá para entender?


Como já havia sido anunciado, os monovolumes passam a pagar portagens como classe 1. Já bastante se escreveu sobre isto!

Mas atenção, porque isto só é verdade para os detentores de “via verde” (ou “viacard” no caso das pontes) e, mesmo assim, só depois de apresentarem, nos serviços desses sistemas de pagamento electrónico, um qualquer certificado emitido pela DGV!

Quer dizer que, mesmo assim, ainda vai haver três tipos de proprietários de monovolumes:


(a) Os detentores de via verde que têm tempo para tratar do certificado na DGV, e que assim passam a pagar classe 1

(b) Os detentores de via verde mas sem tempo para tratar do certificado, e que, por isso, continuam a pagar classe 2

(c) Os que não usam a “via verde”e para os quais, por isso, nem o tal certificado vale.

Quanto aos tradicionais classe 1, como eu, ficam a pagar mais uns trocados para ajudar a esta bagunça toda.

Bom; pode ser que seja só para os utilizadores da via verde!!!

3 comentários:

Lyra disse...

Quanto ao ponto C, Qualquer veiculo classe 2 que apresente um certificado passado não pela DGV mas sim pela Brisa(e para isso os veiculos tem que ser medidos em altura (no eixo da frente na vertical). Desde que apresentem essa tal declaração são sempre considerados classe 1 nas portagens. (Mediante a apresentação da declaração.)
(Parece-me que os Mello deveriam investir mais na actualização dos sistemas de funcionamento)

pindérico disse...

Respondendo a Lyra:
Obrigado pelo seu esclarecimento. O responsável da Brisa, que eu ouvi,estava tão embaraçado que não conseguiu esclarecer esse aspecto.
Diga-se de passagem que iria de seguida ver-se ainda mais atrapalhado para explicar a funcionalidade de tão irracional solução!

Anónimo disse...

Ao que parece não é necessário nenhum certificado, pois a DGV já tem no seu site a lista de monovolumes que se enquadram na nova legislação.

Não compreendo todo o barulho que se fez em torno desta questão. Foi uma boa medida que resolveu uma injustiça. Porque raio um automóvel tinha que pagar quase o dobro, só por ser mais alto ao nível do eixo dianteiro?

Mesmo assim ainda persistem duas injustiças: as motos, que pagam o mesmo que um automóvel e os 4x4 que pagam classe 2, não se sabe bem porquê...

Porque não distinguir apenas motos, ligeiros e pesados ?