sexta-feira, março 11, 2005

Coisa de cá


Amanhã, por esta hora, já a criança lhe terá sido formalmente entregue, cumprindo-se assim a sábia decisão do tribunal. Cá no bairro “há opiniões para todos os gostos” mas eu diria que são muitos os que já não querem saber disto para nada.
Mas mesmo entre os apoiantes do Zé-- que, vendo bem as coisas, não são tantos como se pensa-- há muito boa gente que não acredita na sua capacidade para levar por diante esta tarefa. Em contrapartida, junto dos que não estão do lado dele, não é difícil encontrar quem murmure com perceptível sinceridade “oxalá que ele consiga!”

Mas que o menino está mesmo necessitado de muita atenção e cuidados redobrados, ninguém ignora! O Zé tem um pesado fardo às costas que não pode aligeirar exibindo todas as mazelas que tão maus tratos deixaram na criança. E de nada lhe valerá vir para a praça pública dizer que aquela criança foi maltratada física e psicologicamente por aqueles que haviam jurado protegê-la e prepará-la para a vida. O pessoal já não quer mais desse discurso!

A hora é mesmo de agir. O menino está finalmente ao seu cuidado, como tanto desejara, mas o Zé não ignora que , quando daqui por quatro anos o tribunal de novo for chamado a pronunciar-se, será quase inevitável a perda da custódia da criança, porque a vida é assim, e quase sempre a força da argumentação se sobrepõe à força da razão.
Ele até tem uns amigos que o aconselharam a comprar umas roupinhas de marca e ir fazendo umas quantas habilidades, como festinhas de aniversário, comemorações,..., coisas assim. Mas cá no bairro já lhe fizeram notar que não vai ter apoios para farsas!

As coisas estão mesmo más para o pessoal daqui. É que, desde que criaram o euro, o dinheiro parece que não dá mesmo para nada! Mas a gente, ainda assim, ainda era capaz de acreditar outra vez e, “aos bocaditos”, sem serem sempre os mesmos, se o Zé não nos mentisse, íamos ajudando, para o menino sair da rua.
Quanto ao tribunal, quem sabe? Até pode ser que, entretanto, ele aprenda a reconhecer coisas simples, como rigor..., transparência..., coerência..., honestidade...



2 comentários:

armando s. sousa disse...

Finalmente, parece que vou conseguir comentar. Espero que esta dificuldade que temos tido em colocar comentários, não seja o chamado choque tecnológico. Quanto ao post, estámos naquela situação bem portuguesa que é: vamos ter esperança...
Pindérico, tenha um bom fim de semana.
PS. mudei o meu sistema de comentários para o Haloscan, parece-me ser mais fácil para quem comenta.

Pedro F. Ferreira disse...

O menino está nos braços do novo tutor, mas vem tão mal-tratado que...