segunda-feira, janeiro 31, 2005

Inquietação


Eu já li e ouvi hoje tanto e tão despudorado elogio ao processo eleitoral no Iraque, que começo a recear pela minha sanidade mental!
"Eleições livres e democráticas"..."direito a escolher livremente..."..."a libertação das mulheres iraquianas", ... , enfim a demagogia está mesmo em saldos no nosso País!!!
Até li algures um qualquer paralelismo entre aquilo e a votação no referendo em Timor Lorosae! Sim, de facto, é quase a mesma coisa !!! Também aquí, no Iraque, o povo se sentiu protegido por uma força internacional amiga e preocupada com o seu futuro, também aquí se perguntou ao povo se queria ou não libertar-se do jugo de um outro estado, também aquí a população sentiu que toda aquela força sofria com a sua dor!
De facto é igualzinho!!!
Quanto aos 70% que já são 60 e ainda se vai ver de quê, talvez não se chegue a saber bem em que votaram, mas que não seja no fundamentalismo xiita, porque, se for, começa a não haver adjectivos para qualificar as consequências da acção política de George W. Bush.

6 comentários:

Pedro F. Ferreira disse...

O Iraque já serve para tudo, até para que Santana finja que tem pose de estadista num Domingo à noite.

Afonso Henriques disse...

É comovente demais, para além de qualquer descrição possível assistir ao triunfo da vontade, da esperança, da fé no futuro, por entre estilhaços suicidas e bombardeamentos cegos. Por alguma razão a Mesopotâmia foi em tempos o berço da civilização.
Por cá, as peidas nativas preferem o aconchego das poltronas e sofás...
A abstenção dos portugueses não será pontual no dia 20.
É quotidiana.

Anónimo disse...

Sinceramente não acredito que tenha havido uma votação de 60% dos Iraquianos. Como é do interesse dos EUA que passe para o mundo a ideia que houve votação em massa, foi essa a percentagem que lhes deu mais jeito...

De qualquer forma, no meio de tanta mentira e hipocrisia, ... mais uma mentirinha não faz mal...

Pedro F. Ferreira disse...

Subscrevo.

Afonso Henriques disse...

Exacto.
Aliás no Iraque tudo é encenado.
Desde o perú de plástico aos bombardeamentos.
É tudo filmado no deserto do Arizona com índios a fazer de figurantes.
Os americanos a encenar são do melhor...

Ry disse...

Curiosamente, no dia da votação, comecei por ver a SIC Notícias a dizer que a adesão estava a ser muito fraca, enquanto a CNN dizia, simultaneamente que estava a ser um sucesso. Aparentemente, a versão americana dos factos ganhou.

Sinceramente, aquilo que mais me causa estranheza é o facto de não haver partidos políticos (mas sim étnico-religiosos) e de não haver sequer campanha! Em que vota esta gente?