segunda-feira, janeiro 17, 2005

Santanices e sacanices



Creio ser evidente, para quem comigo convive neste espaço, e seguramente mais ainda para quem me atura, pelo menos desde que há liberdade de expressão em Portugal, que não morro de amores por nenhum partido político e não tenho especial consideração por nenhum dos seus líderes, embora como democrata que sou, aceite sem hipocrisia e respeite enquanto tal, todo aquele que, por força do jogo democrático, esteja investido em funções de estado, de maior ou menor vulto.
Dito isto, quero aquí assumir com toda a clareza o meu mais profundo repúdio pelo forma pouco elevada com que se tem vindo a denegrir a imagem do dr Pedro Santana Lopes, recorrendo a todo o tipo de graças das quais a mais refinada é a já cansada imagem do novo vocábulo da língua portuguesa.
Também por este caminho se "faz a cabeça" de muitos eleitores, mas não é seguramente esse o caminho que nos levará a bom porto!

5 comentários:

Ricardo disse...

Posso concordar contigo que a Comunicação Social não tem sido branda com Santana, mas Santana tem facilitado a vida aos jornalistas. Não tem sentido de Estado, é quizilento, demagogo e inconstante. Para a história ficam os seus inúmeros desmentidos a .... ele próprio, às vezes no mesmo dia! Para mais sobre o tema este post que escrevi sobre a dissolução:

http://filhodo25deabril.blogspot.com/2004/12/269-dissecando-dissoluo.html

Pedro F. Ferreira disse...

Meu caro, também concordo que a elevação é uma premissa a estar constantemente prsente na crítica, no entanto há momentos em que a única crítica possível é uma crítica que passe pela caricatura. Criticar é estar no fio da navalha e, falo por mim, tenho a plena noção de que, por vezes, me corto nesse mesmo fio... mas estes nossos políticos colocam-se mesmo a jeito.
Além de tudo o mais, a elevação na tonalidade da crítica nunca deve ser mais alta do que o político alvo da crítica... e no caso em questão, perdoe-me, mas a estatura é bem rasteirinha.
Um abraço.

pindérico disse...

...respondendo ao Ricardo:
Afinal, lendo o teu post, concluo da justeza da minha indignação já que provas à saciedade que com elevação e frontalidade se pode destroçar um político incapaz.E mais! Dizes por quê!

...respondendo ao JRD:
Se considerarmos aquilo uma crítica mordaz, tudo bem! Mas não consigo fazer essa leitura, e, pior do que isso, começo a recear que se limitem a isso os "argumentos" da campanha que está aí á porta.
Insisto num ponto:--É fundamental que alguém ganhe(!) as eleições.

...ao Luis e ao Pedro Éfe:
Agradeço os vossos comentários.

Para todos um abraço e um voto:
Que consigamos, com humildade e persistência, ajudar a que o barco se não afunde mais!

Ricardo disse...

"Afinal, lendo o teu post, concluo da justeza da minha indignação já que provas à saciedade que com elevação e frontalidade se pode destroçar um político incapaz.E mais! Dizes por quê!"

A tua indignação, pelo que consegui perceber, prendia-se com a forma pouco elevada com que se tem tratado Santana Lopes. Claro que quando eu critico alguém procuro fundamentar o que digo mas não podemos esquecer que Santana sempre usou a imprensa para promoção social. Assim sendo é obvio que despertou o interesse da CS para o atacar das formas mais justas e injustas. Mas a substãncia mantém-se, como ter este comportamento e querer ser Primeiro Ministro?

Afonso Henriques disse...

Quantos casos conhecem V.Excias., de presidentes de câmara que tendo recebido cartas dsesperadas de desempregados os recebem pessoalmente e lhes arranjam trabalho? Eu conheço 1: Pedro Santana Lopes.
E mais, tenho orgulho em ter alguém assim como 1º Ministro do meu País.