sexta-feira, janeiro 21, 2005

Já não há tempo


Ainda eu não tinha recuperado do intenso mal estar que me havia atirado para aquele desalentado manifesto pimba que escrevi aquí em baixo, e já a Sic Notícias me presenteava com um frente a frente de grande intensidade e incontestável qualidade.
De facto, ontem finalmente tivemos debate político intenso e a força, por vezes excessiva, do gesto e da expressão facial, conseguiu transmitir uma carga dramática tal que aquí se marcou definitivamente esta pré-campanha de tão triste memória.
Quem ganhou é seguramente evidente para cada um dos lados, e de formas diversas. Não é isso que aquí interessa abordar!
Adormecidos por um confronto vazio de conteúdo e riquíssimo em incidentes entre os que, a título seguramente precário, lideram as duas maiores forças políticas, os portugueses que viram ontem a Sic Notícias decerto despertaram para uma realidade que lhes estava a passar ao lado.
Ficou claro que a crise de liderança nos dois principais partidos, aliada à teimosia da ortodoxia do PCP, abriu portas ao reforço de posições dos partidos de Paulo Portas e Francisco Louça que ontem mostraram estar atentos e empenhados.
Faltou alguma profundidade ao debate -- de facto pouco se passou além da crítica do actual--mas o confronto foi claro e estimulante.
Quando há dias Mário Soares prenunciava o fim da bipolarização, era uma vez mais o velho senhor a ver um pouco mais longe que os demais!
Com um Santana Lopes perdido num turbilhão de ideias que parece não ser capaz de organizar mau grado a reconhecida eloquência, e um José Socrates, com tanto de palavroso como de inconsistente, que parece só agora se ter apercebido da dimensão do problema que assustou Guterres e paralizou Durão, a Fortaleza Bipolar ameaça ceder ante as acções antagónicas de dois agerridos exércitos que mostram ter a estratégia bem delineada e uma rectaguarda sólida. Os efeitos desta primeira vaga ver-se-ão já daquí por um mês, mas anteveem-se já danos irreversíveis em pelo menos uma das frentes.
Ao cidadão comum, a mim enquanto tal, o que preocupa é que já não há tempo senão para agir!!!

2 comentários:

Ricardo disse...

O debate foi vivo mas nem sempre teve elevação. Dum lado o paternalismo social, do outro o paternalismo de Estado.

Sem dúvida que acho que o "centrão" vai apanhar um susto nestas eleições se não mudar muita coisa até ao fim da campanha no PS ou no PSD. Fico preocupado com a governabilidade!

pindérico disse...

Para o Ricardo:
Obrigado pelo seu comentáio.
Claro, Ricardo, que não gostei da forma como Paulo Portas encenou a defesa da vida, sem lhe deixar de reconhecer o direito a essa opinião, e achei de extremo mau gosto a insinuação/argumentação de Louça que dexou uma nodoa que vai ter muita dificuldade em apagar.
Mas não é por aí que gosto de caminhar!
Partilho das tuas preocupações quanto à governabilidade deste País. Confesso mesmo que estou convencido de que, qualquer que seja o resultado,qualquer que seja a maioria, esta legislatura também não vai chegar ao fim.

Para o JRD:
Agradeço as suas amáveis palavras.
Bem vejo que já entendeu que o meu distanciamento não é cinzento.