sexta-feira, março 17, 2006

Do País da telescola à quintinha de gente sem rasgo

Em Junho de 2005, um texto de Vital Moreira e a demagogia de Jorge Coelho provocaram em mim um desconforto que estava longe de imaginar ter de voltar a referir quase um ano depois.

Que objectivos tem de facto quem nos governa?
Será razoável privar tanta gente de serviços essenciais em nome de uma suposta racionalização – nada racional, diria eu! – de meios humanos e financeiros?!

É para isso que precisamos de Governo?!!!

Alguém, deste governo, se deu ao trabalho de pensar nas consequências a médio prazo desta política do “se menor do que..., fecha”?
A seguir vão deixar de abastecer de água porque se consomem menos do que y metros cúbicos e de electricidade porque a manutenção das linhas não é interessante para cargas inferiores a z KVA?
E que farão das estradas e caminhos onde não passem por dia mais do que 200 automóveis? Deixará de ser viável a sua manutenção?!

Que País quer esta gente construir?
Restarão dois ou três grandes centros onde se concentrem no mais completo caos urbanístico e social dez milhões de seres e um extenso e árido território onde ainda teimosamente tentem sobreviver, longe do “conforto” e das comodidades dos grandes espaços, alguns milhares de seres vivos parentes afastados do “hommo tesus” da grande urbe?

Não, senhores ministros! Não, senhores iluminados desta maioria!

Eu sei. Bem se entende que é preciso racionalizar a utilização dos recursos!!!
Pois, Já entendi que as crianças precisam de condições que não lhes podem ser criadas em escolas com meia dúzia de alunos!!!

É isso mesmo! Aí está um problema que está á altura da vossa superior aptidão!
Resolvam-no pois! Mas não criem outro muito maior com a desertificação generalizada!

Sabem, senhores iluminados?
Hoje deu-me para recordar, com saudade, quem criou a telescola! E, no entanto, ainda não se enchia a boca com o tecnológico!!!

10 comentários:

Avó do Miau disse...

Lembro-me tão bem da telescola!
Era pequena, mas lembro-me de ficar sentada na sala da minha avó a ouvir tudo com muita atenção...
Também me lembro dos programas do Vasco Granja, eram o máximo! E das pessoas se juntarem e abrirem champagne para ver o festival da canção!
De facto é bom recordar!

Rui Martins disse...

a verdadeira raíz deste problema do fecho das escolas e daqueles outros do fecho de maternidades e mais longe (mas não muito) da revolta dos jovens franceses é um sistema económico desumanizado e virtual, que serve cada vez mais o "valor accionista" e menos o Homem que era suposto servir.

Enquanto este sistema não quebrar (e já faltou mais... Basta que o H5N1 se torne naquilo que receiam os especialistas), não haverá como travar esta caminhada imparával para a desumanização das economias e das nações.

AJB - martelo disse...

é neste ponto que reside o problema fulcral, já o disse algures que o pior erro é governar um país como se de uma empresa se tratasse...
e para isso não seria preciso um 1º ministro, bastaria um vulgar patrãozeco...

O Micróbio II disse...

O Micróbio fez anos!... :-)

Biranta disse...

Queria sugerir mais uma visita ao meu blog, SOCIOCRACIA, onde coligi uma série de elementos sobre "o Negócio do Medo". Há para todos os gostos, desde os factos fortemente indiciados, até "teorias da conspiração", plausíveis. Tudo para demonstrar que há muita gente cuja consciência está a ser "agredida" pela campanha de medo da comunicação social e pela censura cerrada e cretina a este tipo de notícias... Peço a todos que divulguem, de modo a criar uma corrente que não possa mais ser ignorada...

Anónimo disse...

realise o sonho

Isabel Magalhães disse...

É sempre bom passar por cá...

como está o cão? :)))


Um []

isabel mendes ferreira disse...

e se tudo mudasse....e se mandássemos os ministros para a escola????


hum?


isto ta mal. mesmo.


beijo.

AJB - martelo disse...

então, o pindérico ( é o cão) está doente?
é preciso dar trabalho à tipografia...

AJB - martelo disse...

então!? foi dar banho ao cão ou quê?...