sexta-feira, setembro 16, 2005

A ver vamos!


O Conselho de Ministros de 8 de Setembro aprovou uma Resolução que prevê um conjunto de orientações no sentido de tornar mais justos e equilibrados os sistemas de remunerações e pensões nas empresas públicas (sociedades de capitais exclusiva ou maioritariamente públicos e entidades públicas empresariais) e nos institutos públicos e aplica-se também aos cargos designados ou propostos pelo Estado com estatuto remuneratório equiparado a gestor público.

“As medidas agora adoptadas pelo Governo obedecem a quatro princípios essenciais.

  • Em primeiro lugar, o princípio da harmonização público-privado: só serão admitidos regimes especiais de reforma quando isso corresponder a práticas e usos no sector e quando tiverem carácter predominantemente contributivo.
  • Em segundo lugar, o princípio da equidade: os benefícios previstos para os órgãos de direcção ou administração devem inserir-se no quadro das regalias aplicáveis aos demais colaboradores.
  • Em terceiro lugar, o princípio da moralização: os benefícios dos planos complementares de reforma só podem utilizar-se após a cessação de funções e cumpridos que sejam os requisitos gerais de aposentação (idade e tempo de serviço); o regime de previdência aplicável aos membros dos órgãos directivos é o que tiverem à data da nomeação e os prémios de gestão vão depender da prévia contratação por objectivos quantificados.
  • Em quarto lugar, o princípio da transparência: consagra-se a regra da divulgação obrigatória dos estatutos remuneratórios, regimes de previdência, planos complementares de reforma e respectivos encargos anuais.

Resta-nos esperar para ajuizar da sua correcta aplicação prática, e, já agora, fazer por esquecer a dor que faz viver num País onde a enumeração destes princípios ainda é notícia!


3 comentários:

Rui Martins disse...

É pena que estas medidas só tenham surgido depois da erupção de maus exemplos no seio do governo do eng. Sócrates. Agir antes teria tido um outro mérito.

Mas mais vale tarde do que nunca, e a moralização que agora finalmente se impõe é positiva e conta a favor deste governo.

Ricardo disse...

Viva,

Bem ou mal muito tem mudado neste campo com este Governo! Nos sistemas de remunerações nas empresas públicas e dos políticos.

Mas falta fazer muito para moralizar o Estado como, por exemplo, introduzir critérios de mérito na função pública.

Abraço,

AJB - martelo disse...

dificuldade grande a de moralizar tanta gente desmoralizada... e com razão