segunda-feira, janeiro 31, 2005

Inquietação


Eu já li e ouvi hoje tanto e tão despudorado elogio ao processo eleitoral no Iraque, que começo a recear pela minha sanidade mental!
"Eleições livres e democráticas"..."direito a escolher livremente..."..."a libertação das mulheres iraquianas", ... , enfim a demagogia está mesmo em saldos no nosso País!!!
Até li algures um qualquer paralelismo entre aquilo e a votação no referendo em Timor Lorosae! Sim, de facto, é quase a mesma coisa !!! Também aquí, no Iraque, o povo se sentiu protegido por uma força internacional amiga e preocupada com o seu futuro, também aquí se perguntou ao povo se queria ou não libertar-se do jugo de um outro estado, também aquí a população sentiu que toda aquela força sofria com a sua dor!
De facto é igualzinho!!!
Quanto aos 70% que já são 60 e ainda se vai ver de quê, talvez não se chegue a saber bem em que votaram, mas que não seja no fundamentalismo xiita, porque, se for, começa a não haver adjectivos para qualificar as consequências da acção política de George W. Bush.
Comece bem a semana no Salvos e Afogados

domingo, janeiro 30, 2005

O milagre no Iraque


As notícias que chegam do Iraque dão-nos conta do sucesso da aposta americana neste acto eleitoral em pleno e profundo ambiente de guerra.
Serei o primeiro a penitenciar-me se estiver enganado, mas 70% de votantes nas condições de que nos chegam informações todos os dias, a toda a hora, é coisa que me não merece o menor crédito.
Estarei enganado? Ainda bem para o povo iraquiano! Será sinal de que George W. Bush acertou na forma de sair depressa do Iraque!
Com tal nível de participação eleitoral, o Governo que resultar destas eleições pode apostar na saída das tropas estrangeiras do seu país como forma de aliviar as tensões internas que, afinal, serão muito menos intensas do que se julgava!
Rezo por isso!

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Em jeito de esclarecimento

Para esclarecimento de alguns, como um velho amigo que me telefonou chocadíssimo, aquí fica um dos inúmeros exemplos do "saco de palavras" a que me referi ontem:
"O PS quer mobilizar os portugueses para um novo desígnio nacional. Um desígnio que mobilize o melhor de nós para que Portugal se volte a aproximar de forma decidida e sustentada do nível de desenvolvimento dos países mais avançados da União Europeia. Para atingir esse desígnio, propomos seguir cinco grandes eixos:
• Retomar o crescimento da economia de forma sustentada e visando a modernização do País, fazendo do conhecimento, da inovação da qualificação dos portugueses e da melhoria dos serviços do Estado os caminhos do progresso;
• Reforçar a coesão nacional, numa sociedade, com menos pobreza e com mais igualdade de oportunidades, onde os instrumentos de coesão sejam também ferramentas para o crescimento e a modernização;
• Melhorar a qualidade de vida dos portugueses num quadro sustentável de desenvolvimento, onde a qualidade ambiental, a defesa dos consumidores, a melhoria dos indicadores de bem estar seja uma realidade e onde a organização e coesão territorial seja, ela também, um factor de progresso do País;
• Elevar a qualidade da nossa democracia, reforçando a credibilidade do Estado e do sistema político e fazendo dos sistemas de justiça e de segurança instrumentos ao serviço de uma plena cidadania;
• Valorizar o posicionamento do país no quadro internacional, quer no plano prioritário da União Europeia, quer no plano global, relançando a cooperação externa, valorizando a cultura e a língua portuguesa no mundo e construindo uma política de defesa adequada à nossa inserção na comunidade internacional."
(PS-Bases programáticas, pag 9)
E começa este texto com " O PS quer mobilizar os portugueses para um novo desígnio nacional"!
As pessoas já não querem mais disto!!!

Dos programas



"Não sei se diga...não sei se cale...não sei se pense".
Confesso que não tenho a certeza se era mesmo esta a expressão que mais furor fez nas noites televisivas deste jardim, mas serve perfeitamente neste contexto, porque não sei mesmo como abordar o tema dos programas, compromissos, manifestos ou o que lhes queiram chamar, com que nos brindaram os dois principais partidos políticos portugueses.
Na política, como na vida, só a força das convicções profundas estimula o sonho e dinamiza as vontades! Dos políticos é de esperar que ponderem bem o que devem dizer ao eleitorado por forma a que fique bem claro quais são as opções que, convictamente, fazem!
Ninguém lhes pede, ninguém lhes agradece, ninguém lhes tolera, que sondem as nossas esperanças à procura das palavras que melhor nos tocam.
Apetece-me dizer "desisto" e sugerir a quantos, como eu, estão honestamente preocupados com o rumo que as coisas levam, que não desesperem nem se empenhem muito neste processo, porque ele está já irremediavelmente condenado ao fracasso.
Mas não o farei ainda.
A hora é mesmo de aprofundamento de ideias e debate sereno do que deverá ser o próximo sufrágio de vontades, quando o competente organismo comunitário vier, ao abrigo de uma qualquer cláusula, exigir de nós o fim da libertinagem.
Por agora, só me ocorre desejar a maioria absoluta ao senhor engenheiro José Sócrates para que ele seja confrontado com as suas limitações e tenha que vasculhar o grande saco de palavras que é o seu programa, à procura das ideias que muito provavelmente lá estão mas que ele não soube referenciar.


terça-feira, janeiro 25, 2005

A esta, eu não resisto!


SL para o informático:-Eu não sei nada disso, mas os outros têm uns programas que se descarregam nas calmas e vocês nunca mais resolvem isto!!!
Reage o informático:-Olhe doutor a gente tira daquí o que não é p'ra cumprir e fica já um ficheirinho de merda!

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Fez bem Vital Moreira ao não deixar passar em claro a notícia do acordo entre Marcelo Rebelo de Sousa e a RTP. O que escreveu aquí vai-lhe fazer muito jeito, daquí por uns tempos, mas é bom que conte com alguns contra-chutos!

Revi há pouco partes da entrevista de José Socrates à SIC. Vira-a então integralmente e ficara em mim esta mesma sensação:-José Sócrates está sem chama! Falta-lhe o calor das grandes apostas... em projectos com alma!
Afinal Santana Lopes quer ampliar os poderes do PR! Só falta exigir que Jorge Sampaio faça o calendário dos debates televisivos! Haja decoro!!!

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Já não há tempo


Ainda eu não tinha recuperado do intenso mal estar que me havia atirado para aquele desalentado manifesto pimba que escrevi aquí em baixo, e já a Sic Notícias me presenteava com um frente a frente de grande intensidade e incontestável qualidade.
De facto, ontem finalmente tivemos debate político intenso e a força, por vezes excessiva, do gesto e da expressão facial, conseguiu transmitir uma carga dramática tal que aquí se marcou definitivamente esta pré-campanha de tão triste memória.
Quem ganhou é seguramente evidente para cada um dos lados, e de formas diversas. Não é isso que aquí interessa abordar!
Adormecidos por um confronto vazio de conteúdo e riquíssimo em incidentes entre os que, a título seguramente precário, lideram as duas maiores forças políticas, os portugueses que viram ontem a Sic Notícias decerto despertaram para uma realidade que lhes estava a passar ao lado.
Ficou claro que a crise de liderança nos dois principais partidos, aliada à teimosia da ortodoxia do PCP, abriu portas ao reforço de posições dos partidos de Paulo Portas e Francisco Louça que ontem mostraram estar atentos e empenhados.
Faltou alguma profundidade ao debate -- de facto pouco se passou além da crítica do actual--mas o confronto foi claro e estimulante.
Quando há dias Mário Soares prenunciava o fim da bipolarização, era uma vez mais o velho senhor a ver um pouco mais longe que os demais!
Com um Santana Lopes perdido num turbilhão de ideias que parece não ser capaz de organizar mau grado a reconhecida eloquência, e um José Socrates, com tanto de palavroso como de inconsistente, que parece só agora se ter apercebido da dimensão do problema que assustou Guterres e paralizou Durão, a Fortaleza Bipolar ameaça ceder ante as acções antagónicas de dois agerridos exércitos que mostram ter a estratégia bem delineada e uma rectaguarda sólida. Os efeitos desta primeira vaga ver-se-ão já daquí por um mês, mas anteveem-se já danos irreversíveis em pelo menos uma das frentes.
Ao cidadão comum, a mim enquanto tal, o que preocupa é que já não há tempo senão para agir!!!

quinta-feira, janeiro 20, 2005

E nós...


Esta gente já não consegue fazer uma certa?
Ao dr Santana Lopes resolvem dar-lhe nomes errados e pimba!!! Asneira grossa .
Ao eng José Sócrates, que estava a tentar segurar o barco (as coisas não estavam a sair-lhe muito bem ; nem com a GNR do Iraque, nem com o pacote laboral, nem com os benefícios fiscais, nem com coisa nenhuma) sai-lhe o outro engenheiro, o Nuno Cardoso, e pimba!!! Asneira no saco!

Continuem assim, e vão ver!
Qualquer dia aparece por aí aquele senhor Emanuel que participa muito, na televisão, em debates sobre o fenómeno pimba... E pimba; ganha as eleições!!!
E depois nós...Pimba!

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Enquanto esperamos


É dos livros de escola que a decisão pressupõe, a qualquer nível, a resposta a cinco perguntas muito simples : O que fazer? Quando? Onde? Como? Com que meios?
Isto é tão elementar que nem merece um palpite!
O diabo é que me palpita mesmo que os programas que aí vêm, e os que já vieram e eu ainda não li por opção de sequência de análise, vão esquecer tão elementar preocupação.

terça-feira, janeiro 18, 2005

Com a devida vénia

A propósito deste post no Briteiros sobre a posição do cabeça de lista do PS por Leiria, relativamente à co-incimeração, ocorreu-me uma outra maravilha no La Pipe onde só fui roubar esta foto

















segunda-feira, janeiro 17, 2005

Santanices e sacanices



Creio ser evidente, para quem comigo convive neste espaço, e seguramente mais ainda para quem me atura, pelo menos desde que há liberdade de expressão em Portugal, que não morro de amores por nenhum partido político e não tenho especial consideração por nenhum dos seus líderes, embora como democrata que sou, aceite sem hipocrisia e respeite enquanto tal, todo aquele que, por força do jogo democrático, esteja investido em funções de estado, de maior ou menor vulto.
Dito isto, quero aquí assumir com toda a clareza o meu mais profundo repúdio pelo forma pouco elevada com que se tem vindo a denegrir a imagem do dr Pedro Santana Lopes, recorrendo a todo o tipo de graças das quais a mais refinada é a já cansada imagem do novo vocábulo da língua portuguesa.
Também por este caminho se "faz a cabeça" de muitos eleitores, mas não é seguramente esse o caminho que nos levará a bom porto!

domingo, janeiro 16, 2005



O domingo é mesmo o dia ideal para estas coisas.
Depois das baterias recarregadas, a gente acorda mais disponivel, bebe a informação que nos vai sendo servida, digere um pouco melhor o que à pressa foi engolindo ao longo da semana, recosta-se, acende um cigarro (maldito vício!)... e pensa.
Hoje, domingo, dei comigo a pensar que já é tempo de não partir mais louça.
Afinal, como já lá dizia a minha avó, no aproveitar é que está a virtude, e há para aí tanto caco partido que seguramente, com um pouco de cola e alguma paciência, ..., enfim, estão ver...
Hoje sim! Esta comunicação social está uma miséria... só o mau é que é notícia... hoje, fui às fontes.
www bloco. pcp. ps. partido-popular.pt psd.
Fiquei esclarecido.
O bloco estava indisponível; o PCP tem a página do programa em construção.
No ps.pt dizem que António Vitorino " garantiu que o PS no governo “tornará perceptível qual o rumo e os sacrifícios” que serão pedidos aos contribuintes " (e eu que pensei que seria agora!) e apresentam, sem novidades, aquilo que se leu e ouviu de José Sócrates e o seu choque tecnológico. Do tal programa... nada.
No psd.pt finalmente fui a "o que pretendemos"e depois "programa eleitoral" e, aí sim, tinha que ler! "Compromisso de mudança" ...blá... promessas ...blá... interessantes..." daqui a 10 ou 15 anos estaremos acima da média europeia"...(gostei desta e voltei, para ler melhor)...algo de déjá-vu, mas enfim...de repente a surpresa:--a assinatura parecia de um tal José Manuel...
Contive um palavrão!
Enfim, a internet tem uma coisa que faz muito jeito no canto superior direito!!!
Ainda passei no pnd.pt mas ...notícias de 18Nov, actualização de 21de Dezembro...
Desisto!

Só não entendo como é que as sondagens não dão 95% de abstenções!!!
Ou melhor, até entendo! É que, qualquer que seja o n.º de votos, a mesa já está posta para duzentos e tal, e por mais quatro anos!

Como foi possível?

Como foi possível que o Mundo tenha fechado os olhos?



Quem terá ordenado tão abusiva utilização?

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Recomendo a leitura desta delícia de Pedro Efe e deste notável contributo de Luis Sequeira.
Bom fim-de semana.

Em nome da estabilidade


Apreciei a frontalidade com que José Socrates veio assegurar que, em nome da estabilidade fiscal, não vai repor os benifícios fiscais em 2005.
Espero agora que, com igual clareza e em nome da nossa estabilidade intelectual, venha confessar que sempre concordou com Bagão Felix, mas na altura dava-lhe mais jeito votar contra.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

H O J E

Preocupou-me...
...O nervosismo de José Sócrates para esclarecer esse "termo técnico" que é o limiar da pobreza.

Assustou-me...
...A naturalidade com que, à pergunta sobre o que vai defender para Lisboa, aquele candidato a deputado pelo PSD responde à TVI :--"o sr primeiro ministro é que sabe"


PROCURA-SE MOTIVAÇÃO VOTO 20 FEV




Nota: Fontes fidedignas dão-na como perdida pelas ruas da Amargura

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Bocas da reacção


Os partidos, esta coisa com que temos que viver em democracia, já nem para vender ilusões servem. Senão vejamos:

O PSD já fez tudo o que podia para perder as eleições; outros pensam que ainda pode fazer mais... e, há que reconhecê-lo, este episódio do Príncipe ...
Falta de criatividade é coisa que não há !

Pelos lados do PS trabalha-se com afinco para não as ganhar!
Estão garantidos muitos votos "por exclusão de partes", muitos outros "anti-PSD", muitos mais "anti-Santana", mais uns quantos "úteis"... mas propriamente votos em algo consistente, algo que mobilize pela positiva ... nada!
E não nos venham com essa do "choque tecnológico" porque ainda agora "apanhamos o choque fiscal"!

Para as bandas do CDS a imagem do "menino bem comportado" vai continuar a dar frutos, está bom de ver, mas secos.

Na CDU cheira a saudades de Alvaro Cunhal. E no BE só não se factura mais agora porque já começa a ser muito "mais do mesmo".

Depois há para aí mais alguns a quererem furar...mas esta coisa da igualdade de oportunidades também é uma grande treta!

Será que é esta a nossa sina?

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Mais um apelo



A entrevista que o Dr Miguel Cadilhe concedeu ao Jornal de Notícias é uma peça cuja leitura recomendo vivamente.
Nos tempos que correm é reconfortante ver expostas, com coragem e transparência, hipóteses de solução para o problema que temos em mãos.
Pena é que outros, com iguais atributos técnicos, não ponham mãos à obra e nos não ofereçam com a mesma clareza a sua visão da situação.
É que não se pode continuar a adiar este debate!
A política de Avestruz ... já não serve mais!



Maiorias absolutas fabricadas?



Naturalmente que o sr Presidente da República sabe que a alteração do sistema eleitoral, por forma a ter efeitos neste acto eleitoral, é absolutamente impossível !!!
Evidentemente que todo o português intelectualmente honesto sabe disso !
Então para quê todo este alarido ?
Não quero ofender ninguém.
Que cada um responda por si!

Este é um assunto que se pode e deve começar a debater lá mais para meados de 2005 !
E, se for caso disso, legislar por forma a ser aplicável daqui por quatro anos!

Mas, já agora e para que não restem dúvidas, sou pessoalmente contra legislação que facilite ainda mais a obtenção de maiorias absolutas.
Actualmente com 45% dos votos consegue-se lá chegar. Ora se tomarmos por bom que a percentagem de votantes ronde os 70% (o que equivaleria a apenas 30% de abstenções) isso quer dizer que com o voto de 31,5% dos eleitores já é possível uma maioria absoluta na Assembleia da Republica!!! Ainda querem pior ?

O X A L Á

Mahmud Abbas (aliás, Abu Mazen) ganhou, felizmente com vantagem confortável, a presidência da Autoridade Palestiniana.
Em Israel, Ariel Sharon vem revelando determinação na luta contra os mais radicais.
Será que vai ser desta ? Oxalá !


quinta-feira, janeiro 06, 2005

Redacção

Gostei muito de ver as feras que,
apesar daqueles seus rugidos de arrepiar, sempre acabavam acatando as ordens do tratador. Adorei!!! Só depois é que percebi que afinal já tinham a barriga cheia...
Foi belo o show das focas que tão bem se portaram para ganhar mais uns rabinhos de sardinha!
E como foi divertido aquele palhaço pobre ...! Mas repararam que afinal a sua grande ambição era mesmo acompanhar o elegante palhaço rico naquele já gasto solo de saxofone?!!!
E aquele ilusionista que tirou o coelho da cartola e depois lhe deu uma paulada no pescoço? Não percebi muito bem essa!

O Circo é mesmo o grande espectáculo da pequenada!
Pena é que já haja muitos truques conhecidos...




terça-feira, janeiro 04, 2005

O FESTIM

É o IVA a subir para 20% ou talvez não.
São os impostos que poderão subir, não se confirma...
É a carga fiscal que poderá baixar, ... se calhar...
É o Pôncio que é segundo, ou já não é...?
A Zita que vai ser...O Pina Moura que também...
O Pedroso que já foi... ou ainda será ...?
É "O que é o PSD sem..." e "Ninguém fez mais por Portugal"

É uma desgraça!!!

É um Festim.


sábado, janeiro 01, 2005

Inqualificável, rtp !


Obter, em gravação prévia, a mensagem de Ano Novo do Sr Presidente da República, e transmitir com 24 horas de antecedência, excertos dessa mensagem, é acção de tão baixo nível, e reveladora de tal falta de ética profissional,...
...que só me ocorre dizer :-Vão à merda !


p.s. peço desculpa a quem me lê mas não consigo auto-censurar a minha repulsa